Alopecia androgenética
Se você está tendo perda de cabelo, há a possibilidade de ser Alopécia Androgenética.
Alopécia é a mesma coisa que calvície. Quando está relacionada à causa genética, chamamos de androgenética. Pode afetar homens e mulheres, mas é muito mais comum e arrasadora nos homens.
Mesmo que os pais não tenham apresentado qualquer grau de calvície, os filhos podem estar afetados. Diferentemente da genética para outras doenças, a calvície é poligênica. Ou seja, vários são os genes envolvidos e responsáveis pela programação da queda do cabelo.
Na nossa clínica de implante capilar, observamos muitos pacientes desejando fazer dezenas de exames para procurar a causa provável da calvície. Em alguns casos de calvície, realmente é necessário a investigação.
Mas no caso da calvície androgenética, o diagnóstico deve ser feito com um exame clínico. Um bom profissional irá examinar o couro cabeludo com uma lupa e fazer um histórico de vida. Isto já é suficiente para fazer o diagnóstico da maioria das calvícies androgenéticas.
Mas você que talvez tenha o diagnóstico, deve estar se perguntando: O que fazer se meu caso for de Alopécia Androgenética? Meu destino está traçado e serei careca mesmo? Meu caso tem solução?
Hoje podemos falar em controle da queda. Quando a calvície está instalada podemos optar pela cirurgia.
O controle da queda da Alopécia Androgenética é feito com medicações e tratamentos locais (no nosso serviço chamamos de fisioterapia capilar ou tratamento capilar).
As medicações são várias e devem ser prescritas por especialista da calvície. Orientamos que procure um cirurgião plástico especializado, pois se for um caso cirúrgico, a indicação e execução da cirurgia poderá ser realizada.
A cirurgia de implante capilar (preferimos chamar de transplante capilar) é a melhor forma de tratamento para a calvície.
Pode parecer uma forma agressiva de tratamento, mas é muito tranquila quando se procura um profissional experiente com equipe acostumada a fazer tal procedimento. O resultado é natural. Os cirurgiões com experiência não deixam aquele resultado de “cabelo de boneca” que acontecia há alguns anos.
Vamos responder algumas questões comuns na clínica de implante de cabelo:
O que é alopecia androgenética?
Alopécia Androgenética é a calvície de origem genética. Pode ser por herança de genes do pai, da mãe ou de ambos.
Esses genes alteram o limiar de sensibilidade dos folículos de cabelo (fios) aos hormônios. É como se o organismo interpretasse que a pessoa está muito velha e não necessita mais de seu cabelo.
Ou seja, o organismo desconsidera a idade biológica, mesmo que as taxas hormonais estejam dentro dos padrões da normalidade.
Mas é claro que existem doenças que podem descontrolar as taxas hormonais e contribuírem para a queda do cabelo, como é o caso da doença chamada de Síndrome dos Ovários Policísticos.
Entenda que esse processo de “interpretação errada” do nosso organismo é lento. O ciclo de crescimento e queda do cabelo torna-se rápido e os bulbos (raízes dos cabelos) vão se degenerando, os cabelos ficam finos e a “careca” vai aparecendo. Quando os bulbos se degeneram, o processo torna-se irreversível.
Quais as principais causas da alopecia androgenética?
Como falado anteriormente, a causa da alopecia é Genética. Mas é claro que alguns fatores externos podem ajudar a acelerar a queda.
Entre eles vamos citar os principais: estresse, diabetes, caspa, dermatites de couro cabeludo, uso de anabolizantes, oleosidade e o tabagismo.
Quais os sintomas?
A idade de início é muito variável nos homens e mulheres em relação a alopecia androgenética. Mas é mais comum na terceira e quarta década de vida no homem e após a menopausa nas mulheres.
Mas a queda exacerbada de cabelo pode iniciar ainda nas idades mais jovens. Por ser um processo lento na maioria das vezes, o diagnóstico é tardio.
Alopecia androgenética feminina e masculina tem tratamento?
Sim, e quanto mais precoce, melhor. O tratamento é feito de três formas:
1.Medicações
2.Tratamento Fisioterapêutico ou Tratamento Capilar
3.Cirurgia.
O tratamento cirúrgico é aplicado para os casos mais avançados de calvície.
Existe algum tipo de tratamento natural?
Um tratamento natural que auxilia a diminuir a queda de cabelo é a dieta adequada. De forma resumida:
– Consuma proteínas de origem animal e alimentos que contenham metionina (aminoácido importante para a queratina): cebola, feijão e carnes por exemplo.
– Alimentos ricos em ferro associados a temperos cítricos: saladas de folhas verde escuras, como agrião, couve, alface, etc.
– Castanhas, pois são ricas em zinco.
Assim, orientamos uma dieta balanceada que evite as gorduras saturadas (carne vermelha, queijos e manteiga)
Há dois grandes problemas na Alopécia Androgenética: a falta de informação correta e a dificuldade de aderir ao tratamento.
Falta de Informação Correta: Ao iniciar com queda de cabelo exagerada, aconselhamos que procure um profissional experiente na área de restauração capilar.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será a resposta ao tratamento.
Não tenha aquele conformismo: vou usar uma peruca mesmo! Vou ficar careca, deixa pra lá! É dos carecas que elas gostam mais!
Essas frases são típicas de pessoas desinformadas e derrotadas. Um bom especialista irá te orientar e dar as alternativas.
Dificuldade para aderir ao tratamento: como qualquer outra doença crônica, o tratamento é longo e exige disciplina. No começo será difícil, mas com o tempo a pessoa se acostuma e torna seus hábitos uma rotina.
Mas, se o caso parecer perdido, lembre-se que o implante capilar pode ser uma alternativa na calvície instalada.
Porém, não procure qualquer especialista. Tenha em mente que é uma cirurgia! Sua saúde e bem-estar deve ser levado a sério.
Gostou do artigo? Comente logo abaixo a sua dúvida e compartilhe.
Se desejar marcar uma consulta com a Equipe do Implante Capilar DF agende no tel 61 3361-1644. Ou Clica nesse link QUERO AGENDAR UMA AVALIAÇÃO.