Óleo de rícino
A queda de cabelo ou o seu crescimento lento faz com que as pessoas procurem alternativas de tratamento. Um deles é o uso do Óleo de Rícino.
O óleo de rícino é conhecido há muitos anos e até é mencionado nas obras literárias de Eça de Queiroz. Atualmente, esse óleo é amplamente vendido com o objetivo de tratar os cabelos e a queda. Mas seria o Óleo de Rícino indicado para esse fim?
Esse óleo é extraído da semente ou das folhas da mamona (Ricinus communis). O uso inicial desse óleo era como purgativo ou laxante.
Da mesma forma que outros óleos, quando utilizado por via oral, há o aumento dos movimentos intestinais e a melhora da obstipação e do intestino preguiçoso.
Oléo de Rícino é considerado um fitoterápico rico em ácido ricinoleico. Esse ácido tem um efeito antisséptico, possuindo resultado adstringente.
Isso provoca vantagens anti-inflamatórias e protetivas à pele ou couro cabeludo. Desta forma, o Óleo de Rícino começou a ser usado como uma “medicação” para as dermatites de couro cabeludo e caspa. Mas o uso abusivo tem explicação e efeito real?
Muitas propagandas sobre o Óleo de Rícino tem afirmado que ele pode melhorar a nutrição dos fios e a hidratação. Isso é possível? Como todo óleo, a sua aplicação melhora o aspecto de cabelo seco. Mas não há mudança da estrutura do cabelo e das proteínas dos cabelos.
Vamos responder a algumas perguntas comuns sobre o Óleo de Rícino:
Realmente o Óleo de rícino cresce o cabelo?
O Óleo de Rícino tem um efeito sobre doenças do couro cabeludo como a caspa e as dermatites.
Essas doenças aumentam a queda do cabelo e podem piorar eventuais alopecias (calvícies) genéticas. Desta forma, o uso do Óleo de Rícino previne a queda.
Porém, não há pesquisas que comprovem que esse óleo aumente a taxa de crescimento do cabelo ou a sua velocidade de crescimento.
Como usar o óleo de rícino?
No tratamento da caspa e das dermatites, ele pode ser misturado ao shampoo neutro ou anti caspa e aplicado uma vez ao dia, utilizando 1 colher de sopa de óleo para cada 100ml de shampoo.
Deve-se deixar agir por pelo menos 10 minutos. Mas se o objetivo for a hidratação do cabelo, pode-se misturar uma colher de sopa de óleo de rícino para cada 50g de hidratante de cabelo.
A aplicação pode ser feita após a lavagem com o shampoo quando os cabelos ainda estiverem úmidos.
Funciona nos cílios, sobrancelhas e barba?
Para tratar as dermatites da barba e as blefarites de cílios pode ser uma alternativa se aplicado diretamente sobre a pele formando um fino filme de óleo.
Mas não parece ter efeito para o crescimento e alongamento desses pelos.
Muitas novidades têm surgido para o tratamento capilar, mas o Óleo de Rícino é um fitoterápico antigo e muito utilizado na indústria cosmiátrica.
Não devemos desprezar a sua utilidade, porém os efeitos devem ser bem entendidos para não causar uma falsa expectativa de resultado.
A queda de cabelo é um evento complexo como falamos diversas vezes nesse site (leia mais sobre Queda de Cabelo).
As alternativas pouco usuais e menos efetivas devem ser usadas nos casos de queda leve, que não comprometa o volume e a quantidade de cabelos.
Desta forma, sempre recomendamos que as pessoas procurem o auxílio de um especialista sobre queda de cabelos antes de iniciar uma terapia.
Entre em contato conosco AQUI para o seu tratamento capilar.
Mesmo que a terapia seja com um fitoterápico. Postergar o tratamento adequado pode prejudicar o tratamento.
NUNCA ESQUEÇA: Caso tenha alguma dúvida, procure um profissional para analisar o seu caso, marque uma consulta e leia mais aqui no nosso site.
A Equipe Implante Capilar DF têm grande experiência com queda de cabelo e seu tratamento.