Como tratar a queda de cabelo?
A queda de cabelo ocorre por alguma causa. Na grande maioria o fator é genético. Mas existem outras causas como anemia, descontrole de hormônios da tireoide, estresse, tabagismo, diabetes, uso de anabolizantes, etc.
Quando falamos em reduzir a queda de cabelo, devemos nos referir a 4 formas de tratamento: mudança de hábitos, medicações, tratamento estético (ou fisioterapêutico capilar) e cirurgia de transplante de cabelo (ou implante capilar).
Mudança de hábitos: a dieta é fundamental. Deve-se ter uma dieta balanceada e evitar as gorduras.
Evite fumar e respirar fumaça de cigarros!
A atividade física diminui o estresse e dessa forma a queda de cabelo. Se tiver uma doença crônica como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo, etc, passe sempre com o médico especialista e mantenha a medicação para controle.
Medicações: As medicações são um grande auxiliar para manter o número de cabelos e melhorar a qualidade deles. Mas nenhuma medicação fará aparecer novos fios de cabelo. A raiz do cabelo (chamada de bulbo), quando se degenera, não volta mais. Uma vez perdida a viabilidade do bulbo, o número de cabelos vai diminuindo.
As medicações são muito variadas. Procure um bom especialista para lhe prescrever as medicações adequadas e avaliar os possíveis riscos para seu caso.
Tratamento Estético (ou fisioterapia capilar): Esse tratamento é pouco utilizado e conhecido.
Esse tratamento tem dois objetivos:
1. Aumentar a vascularização do couro cabeludo;
2. Diminuir a velocidade de crescimento e queda do cabelo. Existem protocolos que utilizam laser, corrente galvânica, desincruste e outros.
Mas existem outros tratamentos que não têm comprovação: carboxiterapia e mesoterapias com corticoides. Preconizamos tratamentos que tenham comprovação e que sejam o minimamente invasivo para o couro cabeludo.
Leia mais: Calvície tem cura? Tire suas dúvidas sobre a calvície e seus principais tratamentos.
Cirurgia de Transplante Capilar: A cirurgia é uma boa alternativa para os casos de sequelas da queda de cabelo.
Deve ser realizado na calvície já instalada e na rarefação de cabelo. É uma alternativa muita usada e com resultados naturais. No nosso site você poderá ler mais sobre o implante capilar.
Vamos responder algumas perguntas comuns feitas pelos nossos pacientes:
Como posso saber se a minha queda de cabelo é normal?
É difícil de responder. Em algumas épocas do ano ocorre uma queda mais evidente. O número normal de queda é de 100 fios diários.
Mas, evidentemente, ninguém consegue contar a queda. O que orientamos é observar a qualidade do cabelo que caiu: cabelos pequenos e finos sugerem quadro de queda excessiva do cabelo. Nesse caso sugerimos procurar um especialista.
O que é a Microdermoabrasão? A microdermoabrasão trata a queda de cabelo?
Esse é um tratamento feito com rollers (rolos) que possuem pequenas agulhas. O rolo é passado no couro cabeludo causando uma escoriação. Essa agressão do couro cabeludo provoca um aumento da vascularização.
Entretanto, não há comprovações de que esse tratamento seja efetivo para a tratar a queda de cabelo. Acreditamos que a agressão possa acarretar piora de alguns casos genéticos de calvície.
A escoriação pode também servir como porta de entrada para bactérias causarem infecção e piorarem ainda mais a queda de cabelo.
Como tratar a queda de cabelo – A queda de cabelo tem cura?
Depende da causa. Quando a causa é reversível (como na anemia), podemos falar em cura. Mas quando a causa é genética ou secundária a doenças crônicas (como no caso do diabetes), só podemos falar em controle e tratamento para estabilizar a queda de cabelo.
Mesoterapia trata a queda de cabelo?
Esse é outro tratamento controverso para a queda de cabelo. Existem algumas substâncias que quando aplicadas parecem ter um bom resultado. Entretanto, não existem trabalhos sérios para a comprovação da eficiência dessas drogas para tratar a queda de cabelo.
A queda de cabelo pode ser tratada de várias formas. Como mencionamos anteriormente, o tratamento deve ser prescrito dependendo da causa. Mas nos casos de calvície já instalada, o implante capilar se torna necessário.
Duas coisas devem ser feitas se detectar uma queda aumentada do cabelo:
1. Procure um bom especialista;
2. Faça o tratamento com persistência, pois a melhora da queda irá ocorrer após meses de persistência.
Atualmente temos apresentado bons resultados com a Fisioterapia Capilar.
Clica nesse link QUERO AGENDAR UMA AVALIAÇÃO para o seu tratamento.