Carboxiterapia Capilar é um bom tratamento para a Calvície (Alopécia)?
carboxiterapia capilar – Na nossa Clínica de Transplante Capilar em Brasília, utilizamos apenas tratamentos com comprovação científica de sua eficiência. Para isso vamos discutir um pouco sobre esse tratamento tão requisitado nos últimos anos.
A carboxiterapia capilar é um tratamento antigo. Inicialmente o tratamento era por imersão. Mas atualmente vem sendo aplicado com agulhas intradémicas para o tratamento de estrias, celulites, gorduras localizadas, olheiras e, mais recentemente, para a calvície (alopecia). Consiste na insuflação de gás carbônico (CO2) no couro cabeludo.
Os adeptos desse tratamento alegam que o CO2 injetado causa vasodilatação da microcirculação com aumento da oxigenação e nutrição da pele.
Realmente isso ocorre, mas o evento descrito ocorre em qualquer trauma da pele. Assim, traumas e pancadas na pele causam um efeito semelhante e por tempo determinado.
Ao aplicar agulhas, mesmo que finas, ocorre dor e possível introdução de microorganismos infecciosos. O risco de infecções da pele é grande.
Ao procurarmos trabalhos científicos de revistas indexadas com credibilidade na sociedade médica, encontramos somente dois trabalhos de 2012: um que utilizou o tratamento da carboxiterapia em queimaduras e outro de outro que fez uma retrospecção do uso da carboxiterapia na estética.
Ambos não demonstram melhora alguma da carboxiterapia. Não há nenhum trabalho sério que correlacione Calvície e Carboxiterapia.
Mesmo ao procurarmos em métodos de pouco impacto como no Google Acadêmico podemos encontrar apenas 1 trabalho de conclusão de curso (Pós-Graduação) que não tem nenhuma metodologia científica.
É apenas um conglomerado de informações sobre a carboxiterapia e da alopecia androgenética.
Dessa forma, não usamos esse tratamento na nossa clínica. Acreditamos ainda, que o uso de agulhas e a insuflação de CO2 possa acarretar infecções locais e reações inflamatórias que talvez aumentem a queda local do cabelo. Podendo agravar ainda mais as Alopécias Androgenéticas.
Apesar de usarmos muitos métodos modernos de tratamento para a calvície, nós condenamos a carboxiterapia com base na literatura científica.
Vamos mostrar algumas perguntas comuns na nossa clínica de Implante Capilar DF em Brasília:
A Carboxiterapia ou carboterapia é um bom método para tratar a calvície?
Não. É um método doloroso, invasivo e sem comprovação científica. Acreditamos que possa facilitar a infecção do couro cabeludo e causar reações inflamatórias que piorem a queda capilar.
Se muitas clínicas usam esse tratamento (a carboxiterapia), ele deve funcionar. Porque vocês não usam?
Nem todos tratamentos têm comprovação com base na ciência.
A idoneidade da clínica começa ao usar tratamentos com eficácia e sem riscos ao paciente.
A história demonstra que muitos tratamento usados na prática sem correlação científica, acabam sendo desmascaradas e abandonadas anos depois.
Vamos lembrar um tratamento que foi uma febre nos anos 90: as aplicações dos polifenóis de alcachofra. Esse tratamento só causava problemas e era pura enganação.
O tratamento com carboxiterapia capilar é caro? É complexo?
Não, o aparelho para o tratamento é barato e sem grandes avanços tecnológicos. Porém, sem função para tratar coisa alguma.
Já vi médicos indicarem esse tratamento, será que funciona?
A carboxiterapia capilar foi tão difundida nos últimos 5 anos, que até mesmo alguns médicos que não são especialistas ou conhecedores científicos, acreditem que talvez funcione.
Mas ao se deparar com a falta de trabalhos científicos, qualquer médico, mesmo com pouco conhecimento estético, percebem que a carboxiterapia é um método inútil.
Fiz um transplante capilar e agora quero manter os meus cabelos que não tinham caído. Pensei em fazer carboxiterapia capilar. Devo usar esse tratamento?
Não aconselhamos. Acreditamos que seu cabelo possa até piorar a queda depois de algumas semanas.
Carboxiterapia é a mesma coisa que mesoterapia?
Não. Carboxiterapia é a introdução de um gás (gás carbônico) e a mesoterapia é a introdução de medicações na pele (mesoderme).
A carboxiterapia capilar faz aparecer novos bulbos capilares?
Não, de forma alguma! Os bulbos capilares degenerados não reaparecem. A única forma de repor esses bulbos é o transplante capilar.
Tratar a calvície pode parecer fácil, mas existem vários pontos controversos e várias enganações.
Para tratar sua calvície, procure uma equipe idônea e conhecida. O médico deve ser um cirurgião plástico com conhecimento na área de reconstrução da calvície.
Desconfie de clínicas que usem como método a carboxiterapia capilar. Lembre-se que esse método não tem comprovação científica.
Pode até piorar a sua queda de cabelo. Existem vários tratamentos bons e que podem ser aplicados sem ser a carboxiterapia capilar.
Se você tem dúvidas e quer passar por uma consulta, ligue na nossa clínica em Brasilia no 61 33611644 ou entre em CONTATO AQUI.